Quem é Quem?
Em entrevista para o Jornal Económico, João Quintela Cavaleiro, advogado da Cavaleiro & Associados, dá-nos o seu parecer sobre a Advocacia de Negócios, em Portugal, para 2024.
“A Cavaleiro & Associados está centrada no Norte e Centro de País, no apoio a estruturas exportadoras ou a entidades internacionais que encontram no País refúgio para as suas actividades, mais dependentes do contexto macro-económico internacional e não somente nacional.
2023 manteve o interesse pelas empresas Portuguesas por investidores estrangeiros, tendo-se confirmado a tendência forte em termos de transações de M&A com a venda de participações nacionais a investidores/fundos internacionais.”
“No sector imobiliário manter-se-á o ajuste, sendo evidente a travagem nos novos empreendimentos e na procura, tendo em conta o cenário de taxas de juros elevadas nos financiamentos externos o que impacta na tipologia de trabalho jurídico – mais de reformulação de operações bancárias de apoio aos projectos.
Direito laboral e a reestruturação empresarial – de extrema intensidade em 2023- manterão forte tendência João Quintela Cavaleiro Sócio da Cavaleiro & Associados minutas e/ou que se apoiem em práticas repetitivas, tornando-as, tendencialmente, obsoletas.
Acreditamos que o próximo ano será marcado por um ganhar de confiança progressivo do mercado nas ferramentas que a IA lhes proporcionará, e pela percepção de alguns dos riscos que essa mesma confiança (cega) trará consigo. Inclusivamente, parece-nos, algumas dessas ferramentas serão utilizadas por particulares para evitarem o recurso aos advogados, com diferentes graus de sucesso, e novos desafios à actividade jurídica.
Por outro lado, a flexibilidade no ambiente de trabalho, acentuada pela transição para modelos híbridos, os quais acreditamos que se manterão como uma tendência, trazem também consigo alguns desafios. O principal desafio é sem dúvida a gestão de recursos humanos e a manutenção de um equilíbrio entre um ambiente saudável e um ambiente competitivo e eficiente. Além disso, surge o desafio de captar e reter recursos humanos tornando-se uma prioridade estratégica.
O ano de 2024 apresentará oportunidades e desafios significativos para o mercado jurídico, sendo que a inovação tecnológica e a integração de novos modelos de trabalho serão, na nossa opinião, dois dos grandes pilares para este novo ano. de procura. Private Clients and Wealth notar-se- a alteração do perfil de investimento do imobiliário para outra tipologia de activos. Os ciclos de crise adensam as preocupações na afectação dos activos dos Clientes a outra tipologia de investimentos e a reorganizar os seus Family Offices. A par deste contexto, os planos de sucessão familiar manter-se-ão na linha central de algumas lideranças empresariais. O contencioso manterá a posição de reforço, quer pela situação atual de risco de incumprimento, quer pelo contexto de crispação geral que se sente.
No sector público/projectos na área energia – central para o nosso escritório- é expectável que 2024 continue a ser um ano de crescimento atenta a necessidade desenvolver soluções energéticas alternativas tais como, projetos de hidrogénio, biocombustíveis, projectos híbridos conjugados com solar.
Nas questões de contratação pública e incentivos públicos antevê- -se que estas áreas mantenham intensidade pela expectável intervenção pública que o Governo e Instituições europeias estão a tentar introduzir na economia. “
A conclusão é de que: “Instabilidade será a palavra de ordem, sabendo que aos Advogados lhes é exigido uma tremenda capacidade de adaptação e resiliência.”
#cavaleiroeassociados #advogados #queméquem