QUEM SOMOS
Temos a sorte de ter ajudado líderes e pessoas que são muito empenhadas e criativas, pois são essas que têm mudado o mundo e as suas vidas (na verdade, são essas as únicas que mudam o mundo).
É para essas que trabalhamos : líderes, pme’s inovadoras e grandes empresas e para pessoas que precisem de tomar decisões nucleares nas suas vidas.
Para Pessoas que têm capacidade de fazer mudanças, mas que por razões que lhe são externas não conseguem. É aí que entramos.
Tem o seu negócio, sabe onde quer chegar, mas precisa de alguém independente e de absoluta Confiança que tenha competência para saber o que deve evitar para chegar aos seus objectivos.
No fundo, encontrar alguém que ajude a caminhar para o sucesso e a dormir descansado/a, pelo tanto que lutou e conquistou.
“O melhor na nossa actividade, com toda a franqueza, acontece quando tornamos realidade os sonhos e objectivos daqueles que servimos.”
Depois de nos conhecermos, veremos que é por aqui que alinhamos as nossas forças. Por si e pelos seus problemas e objectivos acima de tudo.
Muito pelo contrário.
Os nossos clientes mais antigos e com relação mais duradoura e profícua cresceram tanto e tiveram tanto sucesso, que somos capazes de afirmar que somos Advogados de pessoas que conheceram o sucesso e nos procuram para ter ainda mais e não porque correu mal.
O segredo está na preparação.
Sabe o que Abraham Lincon (Presidente Americano que ajudou a ultrapassar a guerra Civil e acabou com a escravatura no País) dizia sobre a preparação:
Se me derem 6 horas para deitar uma árvore abaixo, passarei 4 horas a afiar o machado.
É assim que reside a diferença. Trabalhar para tirar os seus problemas do caminho, se possível antes para evitar que aconteçam.
Conhecimento e informação, separando o trigo do joio, é “dinheiro em caixa” hoje em dia.
Estratégia, perceber onde quer chegar e estruturar as soluções para chegar ao que pretende é ai que ganha valor ter alguém competente ao seu lado.
Advertir para onde não deve caminhar, que parceiros de negócio deve evitar e que sectores merecem aposta e quais são os limites e desafios legais.
Reduzir o risco, calcular a passada certa, sem dar conta que o Advogado está lá, sentindo que pode ser a peça necessária para conseguir o que tanto almeja (de forma legal e com o melhor dos proveitos possíveis).
Ser Advogado é muitas vezes é uma necessidade que existe por ajudar a fazer mudanças em nome daqueles que servimos e fazemos isso compreendendo as forças que guiam cada um dos nossos Clientes. Caso a caso.
Nos tempos que correm, em que o grau de pormenor é tão relevante e os desafios das empresas e pessoas são cada vez mais complexos, é fundamental estar acompanhado da equipa certa.
Talent wins games, but teamwork and intelligence win championships”. Michael Jordan
Com a equipa certa, a saber o que faz tudo fica mais fácil.
Recomendamos uma visão de longo curso. Somos guardiões de segredos para a vida.
Devemos aprofundar a visão para responder a esta questão.
Comece por identificar um grande lider, um homem de negócios de sucesso, alguém que sirva como exemplo e a quem reconheça como mentor do que pretende atingir e pergunte se nas suas decisões de vida teve o seu Advogado a ajudar, o seu Conselheiro/a a seu lado?
Temos quase a certeza que a resposta é afirmativa. Nada como fazer o teste. Procure quem o/a inspira e pergunte.
Permitam-nos a analogia:
Theodore Levitt, professor de Harvard diz habilmente que:
” As pessoas não querem comprar uma broca de 6 mm. Precisam é de um furo de seis mm feito.”
Com isto queremos dizer que é a nossa função como Advogados estar focados em conseguir com que o buraco de 6 mm seja feito, focar-nos no resultado que a empresa e a Pessoa quer atingir.
O que as Pessoas precisam é do que realmente a broca faz.
Melhor dizendo, o que as Pessoas procuram é o quadro, o diploma, a taça que vão pendurar na parede depois do furo.
Querem saber o caminho, mas sobretudo saber que chegam ao destino em segurança e prosperidade.
Na verdade, o que procuram é aquilo que vão sentir quando virem que tudo que está na sua vida está organizado, quando arrumarem de forma tranquila o que precisam nas devidas prateleiras para assim serem ainda mais felizes.
O que procuram a final é aquela paz de espírito que lhes dá força para ir em frente.
E ao mesmo tempo sentirem que também fizeram o furo, que foram convidadas a participar, que fizeram parte da solução.
É assim com os nossos Clientes.
Nenhum caso se vence, nenhuma empresa se vende ou compra bem se o Cliente não for a chave da solução, participando.
É por isso que defendemos que ser Advogados é muito mais do que acompanhar o processo.
Como ponto prévio nunca deixamos de apoiar uma operação relevante por causa dos honorários.
O foco está no Valor que aportamos.
O Código Deontológico que regula a nossa actividade – a qual procuramos seguir de forma escrupulosa- obriga a ajustar os honorários à complexidade das operações, à responsabilidade assumida e aos meios dos Clientes (entre outras exigências).
Os nossos Clientes mais antigos, por incrível que possa parecer, nunca nos perguntaram quanto ia custar a nossa assessoria e hoje continuam a ser o nosso grande apoio, pedindo mais e mais ajuda.
Significa que percebem que o Valor que aportamos é mais do que justo e adequado. Se continuam a reforçar a confiança e a investir cada vez mais, será certamente porque aportamos valor.
Podemos estimar os honorários e o metodo de trabalho se essa for a vontade do Cliente, mesmo conhecendo as imprevisibilidades que os processos têm no nosso País.
Seria anti-ético e naturalmente a faltar à verdade afirmar que ajudamos os Clientes a vencer sempre.
Tenhamos em conta que o fundamental é perceber bem onde quer chegar e aí conseguimos mostrar quando e como lá vai chegar.
Conhecendo em rigor os objectivos e pretensões dos Clientes, estamos cientes que conseguimos estruturar uma operação de forma a conseguirem o que pretendem, balizando bem expectativas e com honestidade adiantar que lutas não merecem ser travadas (ou porque o resultado não será o esperado ou porque o foco e energia em face do risco devem estar centrados noutro local).
Apoiamos grandes empresas, multinacionais, muitas médias e pequenas empresas, bem como negócios emergentes e start up’s.
É aliás aí que reside uma das nossas mais valias.
Numa lógica personalizada, em que a equipa de Advogados funciona como confidentes, num alinhamento profundo com o pretendido.
Termos 4 escritórios no Norte e Centro do País (Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Viseu) permite-nos estar junto à Pessoas e apoiá-las junto aos seus problemas.
Vemos a Advocacia como um acto generoso de ajudar alguém a resolver um problema.
Um problema dos outros. É sempre uma grande oportunidade de mudar a Vida das Pessoas e das empresas para melhor.
Os Advogados oferecem soluções (legais claro), oportunidades para as Pessoas resolverem os seus problemas e seguirem em frente.
É uma forma de ajudar os outros a tornarem-se naquilo que desejam ser.
Ajudar quando as Pessoas e Empresas estão com dificuldades em lidar com problemas legais e o que vai para além desse aspecto?
No fundo procuramos ajudar a construir algo que as pessoas quando nos procuram têm dificuldade em atingir, mas nós sabemos, pela experiência, como lá chegar.
Algo que lhes dá significado, um sentido de ligação de novas possibilidades para a sua vida.
Pense em alguém que quer vender a sua empresa, mas tem a amargura de se estar a libertar do tanto que construiu.
Note que ao lidarmos com os segredos das Pessoas, nos momentos mais importantes da sua vida, perceber como decidem e agem.
Ajudar as Pessoas a tornarem-se melhores versões de si mesmos com as soluções e visibilidade que lhes damos, ajudá-las a ser aquilo que procuram ser depois de ultrapassarem os seus problemas, então temos a nossa missão a cumprir-se.
Pelo contrário.
Já percebeu que estamos nas fases mais importantes das suas vidas: no dia em que criam os seus projectos, no dia em que adquirem e expandem os.seus novos negócios, no dia em que decidem vender a sua empresa e entrar numa nova fase da sua vida e também nos momentos em que a vida lhes traz desafios que têm de ser e vão ser resolvidos.
Estar presente. Agora e sempre que for preciso. Ao longo dos anos. De forma regular, ao seu lado, atrás de si a guardar as suas costas e ajudar a tomar boas decisões.
Regular, consistente e de forma generosa durante anos a fio.
Objectivo: organizar, liderar e construir Confiança na mudança que procura operar.
Assim, tem permissão para dar seguimento ao trabalho e para conquistar adesão ao seu objectivo.
A nossa Deontologia não permite falar de casos passados, salvo se autorizado pelos Clientes – o que francamente nos agrada para que o tema da Confidencialidade seja salvaguardado.
A melhor garantia que lhes podemos dar é que quase 90 % dos nossos maiores Clientes se mantêm connosco há mais de 10 anos e hoje estão muito mais fortes e com muito mais envolvência connosco.
O que mostra Confiança no nosso trabalho e na ajuda que conseguimos dar – o que muito nos orgulha-.
Alguns são líderes dos seus mercados, multinacionais e outros hoje são pujantes projectos que começaram muito pequenos. Outros são famílias, proprietários, pessoas em que começamos por ajudar o avô e rapidamente passamos a ajudar o Pai, a mãe, os filhos e os amigos.
A recomendação por Clientes, amigos e outros Colegas e escritórios (boa parte do nosso trabalho é solicitado por Colegas que nos pedem auxílio pela área de especialização ou porque simplesmente entendem sermos a equipa indicada para ajudar).
Esse é uma das nossas marcas distintivas. Procuramos ser uma equipa exclusiva também para preservar a qualidade e a atenção do que fazemos.
Não terá dezenas de pessoas a saber a sua vida e a do seu negócio. Esse receio aqui não existe.
Assumimos que não somos Advogados para todos e que gostamos de projectos complexos e delicados.
Sabemos que o segredo do negócio dos nossos Clientes é para manter a todo o custo e por isso mantemos a nossa equipa base junta há mais de uma década.
Os nossos Clientes sabem onde estamos, até por onde andamos para que percebam que a qualquer momento – mesmos quando os telemóveis não funcionam- possam encontrar-nos.
É normal que se sinta receoso/a, nervoso/a e com uma certa ansiedade para dar início ao processo e ao mesmo tempo desejoso/a para mudar, com preocupações relacionadas com o seu património ou a sua família.
Mesmo quando dirige grandes projectos ou temas pessoais complexos.
Temos de ser verdadeiros e perceber que existe sempre uma ideia de algum receio ao estar com um Advogado.
É normal ter esse sentimento. Perfeitamente compreensível.
Parte do nosso trabalho é ajudar também nesse aspecto, permitir que passe de um estado emocional para outro, levando numa caminhada, ajudando a tornarem-se na pessoa e na empresa que almejam e que tanto pretende.
Passo a passo, a saber onde vai chegar. Esse é o nosso trabalho: saber o que a/o move e desenhar o melhor caminho, sempre a seu lado.
A final passar do medo a um sentimento de pertença e de controlo.